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Como fazer auto-avaliação da suas Competências de Liderança



Nesse artigo você vai fazer uma autoavaliação das suas competências de liderança.


Pessoas que desenvolvem boa reputação desempenhando suas competências técnicas (leia mais em “As 10 Competências Técnicas que um Profissional de Projetos Precisa Ter) são “chamadas” para assumir funções de liderança.


Essa talvez seja a transição mais desafiadora na carreira de um profissional, porque ser bom tecnicamente não significa ser bom em gerir outras pessoas. Para ser bem sucedido você precisa ter domínio das competências sociais.


As competências sociais estão relacionadas ao modo como você interage com as pessoas ao seu redor. Elas contêm um componente cognitivo, o que significa que você pode aprender como se comunicar melhor ou como influenciar as pessoas,. Porém a única maneira de colocar esse conhecimento em prática é através das suas atitudes ou comportamentos.


Por isso para você avaliar as suas competências de liderança precisa saber com que frequência tem as atitudes ou comportamentos que estão relacionados com aquele tipo de competência.


E Como Fazer?


Abaixo estão relacionadas as 10 principais competências que um líder deve ter (baseadas no livro "Trabalhando a Inteligência Emocional" do Daniel Goleman) .

Cada competência tem sua definição e indicadores de comportamento em forma de pergunta. As perguntas servirão de guia para que você possa se auto-avaliar em relação a frequência com a qual você demonstra essas atitudes no seu dia a dia. Use a escala abaixo para pontuar a competência que está avaliando.

1 - Compreender outras pessoas - Perceber os sentimentos e as perspectivas de outras pessoas e ter um interesse ativo por suas preocupações.

 
  • Você escuta aos outros com atenção?

  • Mostra sensibilidade e compreende as perspectivas de outras pessoas?

  • Presta ajuda, com base na compreensão das necessidades e sentimentos das outras pessoas?

  • Reflita e pontue: De 0 a 10, o quanto você compreende as outras pessoas?

 

2 - Desenvolvimento de outras pessoas - Perceber as necessidades de desenvolvimento de outras pessoas e ampliar suas capacidades.

 
  • Você reconhece e premia os pontos fortes, as realizações e o desenvolvimento das outras pessoas?

  • Você identifica as necessidades de desenvolvimento das pessoas?

  • Você monitora, dá orientação e oferece tarefas que desafiam e estimulam as aptidões das pessoas?

  • Reflita e pontue: De 0 a 10 o quanto você desenvolve as outras pessoas?

 

3 - Alavancamento da Diversidade - Cultivar oportunidades através de pessoas com características diversas.

 
  • Você respeita pessoas de origens diferentes e convive bem com elas?

  • Compreende visões diversas do mundo e têm sensibilidade para com as diferenças entre grupos?

  • Vê a diversidade como uma oportunidade, criando um ambiente em que as pessoas possam se expandir?

  • Contesta os preconceitos e a intolerância?

  • Reflita e pontue: De 0 a 10 o quanto você alavanca a diversidade?

 

4 - Influência - Utilizar instrumentos eficazes de persuasão

 
  • Você é perito em persuasão?

  • Faz a sintonia fina das apresentações a fim de atrair quem as ouve?

  • Usa estratégias complexas, como a influência indireta, para obter consenso e apoio.

  • Orquestra eventos espetaculares a fim de marcar um ponto de vista?

  • Reflita e pontue: De 0 a 10 o quanto você influencia as pessoas?

 

5 - Comunicação - Ouvir abertamente e enviar mensagens convincentes

 
  • Você capta as dicas emocionais do outro para adequar às suas mensagens?

  • Lida de forma direta com as questões difíceis?

  • Ouve bem, buscando a compreensão mútua?

  • Se dispõe plenamente a compartilhar informações?

  • Incentiva a comunicação desimpedida?

  • É receptivo tanto às boas quanto às más notícias?

  • Reflita e pontue: De 0 a 10 como é a sua comunicação?

 

6 - Gerenciamento de conflitos - Negociar e solucionar desacordos

 
  • Você lida com tato e diplomacia com pessoas difíceis e situações tensas

  • Identifica conflito em potencial, traz a tona os desacordos, e ajudam a desativar uma situação de conflito?

  • Incentiva o debate e a discussão aberta?

  • Orquestra soluções me que todos saem ganhando?

  • Reflita e pontue: De 0 a 10 como você gerencia conflitos?

 

7 - Catalisar mudanças - Iniciar e administrar as mudanças

 
  • Reconhece a necessidade de mudança e supera as barreiras que as atravancam?

  • Contesta o status quo, assumindo a necessidade de mudanças?

  • Defende as mudanças e recruta outras pessoas para levá la-lás a cabo?

  • Modela as mudanças que se esperam de outras pessoas?

  • Reflita e pontue: De 0 a 10 o quanto você catalisa mudanças?

 

8 - Estabelecimento de Vínculos - Cuidar de relacionamentos

 
  • Cultiva e mantém extensas redes informais?

  • Busca relacionamentos que sejam mutuamente benéficos?

  • Mantêm-se em contato com outras pessoas?

  • Estabelece e mantêm amizades pessoais entre seus parceiros de trabalho?

  • Reflita e pontue: De 0 a 10 como estimula os vínculos com a sua equipe?

 

9 - Colaboração e Cooperação - Trabalhar com outras pessoas buscando atingir metas comuns

 
  • Mantém equilíbrio entre a concentração nas tarefas e o cuidado com os relacionamentos:?

  • Colabora com a equipe, trocando planos, informações e recursos?

  • Promovem um clima amistosos de cooperação?

  • Identifica e alimenta oportunidade de colaboração?

  • Reflita e pontue: De 0 a 10 como colabora e coopera?

 

10 - Capacidade de Equipe - Criar uma sinergia de grupo, buscando atingir metas coletivas.

 
  • Modela qualidades de equipe, como respeito, boa vontade em ajudar e cooperação.

  • Consagra todos os membros numa participação ativa e entusiástica?

  • Forma a identidade de equipe, espírito de corpo e engajamento

  • Protege o grupo e sua reputação?

  • Compartilha os créditos dos sucessos?

  • Reflita e pontue: De 0 a 10 o quanto você promove a capacidade da sua equipe?


E agora?


Identifique as duas competências em que você teve a pior avaliação, ou as que você deseja desenvolver agora. Avalie que comportamentos você precisa mudar ou adquirir para melhorar nessas áreas.


Pratique no seu dia a dia esses novos comportamentos. Eu sei que nem sempre é fácil. Para te ajudar experimente essas dicas:


  1. Comece por algo fácil;

  2. Comece aos poucos;

  3. Conte com amigos.


Nem sempre vai funcionar na primeira tentativa. Não desista, tente de novo!


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