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As 10 Competências Técnicas que um Profissional de Projetos precisa ter



A carreira de um profissional de projetos passa obrigatoriamente por adquirir competências técnicas. Por definição, competência técnicas são os conhecimentos e habilidades relacionados aos domínios específicos para o profissional realizar as atividades do projeto. (leia mais sobre competências no post: As 5 Etapas na Carreira do Profissional de Projetos). As competências técnicas permitem que você utilize melhor os mecanismos para aumentar a efetividade e eficácia das suas atividades diárias, possibilitando alcançar resultados almejados na carreira e nos projetos que participa. Listamos aqui as 10 competências técnicas que todo profissional de projetos precisa ter:


  1. Gerenciamento do Escopo - Capacidade de definir e controlar os trabalhos a serem realizados pelo projeto de modo que o produto ou serviço seja obtido através da menor quantidade de trabalho possível.

  2. Gerenciamento do Tempo - Capacidade de definir o prazo em que o projeto pode ser concluído e monitorar o seu andamento de modo a garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo determinado.

  3. Gerenciamento dos Custos - Capacidade de definir o custos para obter todos os recursos necessários para se realizarem os trabalhos do projeto e monitorar para garantir que o capital disponível será suficiente.

  4. Gerenciamento da Qualidade - Capacidade de garantir que o projeto será concluído dentro da qualidade desejada e controlar para que nenhuma parte seja entregue sem atender os requisitos planejados.

  5. Gerenciamento dos Recursos - Capacidade de estimar, adquirir e controlar os recursos necessários para que os trabalhos planejados sejam realizados. Capacidade de desenvolver e gerenciar a equipe do projeto.

  6. Gerenciamento das Comunicações - Capacidade de planejar e garantir que todas as informações desejadas cheguem às pessoas corretas no tempo certo e de uma maneira economicamente viável.

  7. Gerenciamento dos Riscos - Capacidade de identificar as potenciais ameaças e oportunidades do projeto, quantificá-los e responder a eles.

  8. Gerenciamento das Aquisições - Capacidade de garantir de que todo elemento externo participante do projeto irá assegurar o fornecimento de seu produto, ou serviço, para o projeto.

  9. Gerenciamento das Partes Interessadas - Capacidade de identificar quais são os principais interessados no projeto e garantir o engajamento desses partes.

  10. Gerenciamento da Integração - Capacidade estruturar todo o projeto de modo a garantir que as necessidades dos envolvidos sejam atendidas pelo projeto.

É possível descobrir quais as competências que você precisa desenvolver. Faça uma auto avaliação utilizando a escala abaixo:



Para cada uma das competências listadas acima, selecione na escala qual o seu grau de proficiência. Assim, conseguirá enxergar onde estão seus pontos que precisam ser melhorados. O foco é importante! Selecione no máximo duas competências para desenvolver.


As competências técnicas tem um forte componente cognitivo e podem ser adquiridas através de cursos, livros, vídeos, etc. Mas não se engane! Só os conhecimentos técnicos não são suficientes. Você precisa saber como coloca-los em prática. Leia mais em: Como colocar em prática os conhecimento de gestão de projetos.




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