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Os 3 tipos de competência que todo gestor de projetos precisa ter

Um profissional de gerenciamento de projetos que sabe tudo de planejamento de obras, faz cronogramas e orçamentos com grande nível de precisão pode ser considerado competente na sua função?


Talvez sim, mas e se esse profissional não pode ser contrariado e perde o controle quando alguém discorda ou apresenta uma sugestão sobre a duração de uma tarefa do cronograma? Ter conhecimento técnico e saber aplicá-lo não necessariamente diz que o profissional tem competência.


O consultor de gerenciamento, Roberto Madruga, destaca:


“Para considerarmos que alguém adquiriu uma competência, é necessário que essa pessoa domine o saber, o fazer e se movimente com atitude para implantar o que está definido.”

Sendo assim, o nosso profissional que "sabe tudo" possui dois dos três fatores da competência: o conhecimento (saber) e a habilidade (fazer). Mas falta um terceiro: a atitude! (quer aprender mais sobre competência: acesse o post “COMO COLOCAR EM PRÁTICA OS CONHECIMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS?).


Que atitude faltou ao nosso profissional? Autocontrole; Que é a capacidade de lidar com emoções e controlar impulsos. A falta de autocontrole atrapalhou a performance do nosso profissional, indicando que apesar de ter conhecimento e saber como fazer, não pode ser considerado um profissional competente.


Uma competência essencialmente técnica depende de um comportamento. Para entender essa relação, primeiro precisamos saber que existem três tipos de competência:


  1. Competência Técnica: É a capacidade técnica ou instrumental do indivíduo. É prioritariamente voltada para a execução de trabalhos especializados. No nosso exemplo, a capacidade de elaborar cronogramas precisos é uma competência técnica.

  2. Competência Social: Está relacionada ao modo como a pessoa interage com as pessoas ao seu redor. Gerenciar conflitos por exemplo, que é a capacidade de negociar e solucionar desacordos, é uma competência social.

  3. Competência Emocional: Está relacionada ao modo como a pessoa lida com ela mesma. Autocontrole é um exemplo de competência emocional.


Agora você deve estar se perguntando: Mas autocontrole não era o componente atitude da competência técnica elaborar cronogramas?


Sim, é isso mesmo! A competência emocional é a componente atitude das competências técnicas e sociais. As competências emocionais são essenciais para que eu consiga adquirir as outras competências.



Uma pergunta muito comum é:


É possível adquirir competências emocionais?

Sim, como qualquer competência, as emocionais também são possíveis de serem desenvolvidas.


Essas competências estão associadas à padrões de comportamento ou hábitos que você foi desenvolvendo ao longo do tempo. Para adquiri-las, você deve adquirir hábitos novos, ou mudar hábitos antigos.


O primeiro passo é: você precisa reconhecer os seus padrões para entender quais precisa adquirir ou modificar. As competências emocionais são sim mais difíceis de ser desenvolvidas, porém são fundamentais para alavancar as outras competências. A mudança de padrões requer prática diária, acredite é possível. Se esse blog te ajudou, compartilhe para que possa também ajudar outras pessoas a conhecerem os 3 tipos de competência fundamentais para todo gestor de projetos.

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