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10 competências estratégicas necessárias para ocupar cargos de alta gerência.

Atualizado: 29 de abr. de 2020

Nesse artigo você vai conhecer as 10 competências estratégicas que todo profissional de projetos precisa ter para ocupar cargos de alta gerência ou direção.


Esses cargos exigem que você tenha um amplo entendimento de como uma empresa atinge suas metas e objetivos, cria proposta de valor para os clientes, além de gerar lucratividade, fluxo de caixa e valor para o acionista.


A experiência de liderar equipes de projetos leva as pessoas a uma encruzilhada profissional. Os profissionais que forem bem sucedidos, e quiserem, podem avançar para funções executivas. Por outro lado, os que tiverem menos êxito ou que não se adaptaram às funções de gerenciamento, podem mudar o foco para o desenvolvimento das especialidades técnicas de projetos. (Leia mais em: “As cinco etapas na carreira do profissional de projetos.")


O problema é que muitos profissionais que ascendem à cargos executivos se acomodam e não se prepararam para coordenar uma maior complexidade que essas funções exigem.


Se você é um gerente forte na sua organização e pensa que tem o potencial de se tornar um gerente geral, presidente ou até mesmo um diretor executivo, esse é o conjunto atual de habilidades que você precisa desenvolver.


1 - Cliente e Serviço - capacidade de planejar ações no sentido de identificar as expectativas do cliente e alinhar as propostas de valor da empresa a essas expectativas;


2 - Consciência Cultural - Capacidade de entender as diferenças entre indivíduos, grupos e organizações e adaptação das estratégias de comunicação do projeto no contexto dessas diferenças;


3 - Consciência política - Capacidade de reconhecer relações de poder formais e informações e saber operar dentro dessas estruturas;


4 - Finanças - Capacidade de avaliar resultados, balanços, relatórios de fluxo de caixa e as métricas de desempenho dos negócios;


5 - Gerenciamento do Conhecimento - Capacidade de garantir que o conhecimento seja capturado, distribuído e utilizado de forma efetiva dentro da organização;


6 - Operações - Capacidade de entender o sistema de operações, a cadeia de suprimentos e como alinhá-los à estratégia da empresa, além de reduzir custos do sistema e melhorar a qualidade;


7 - Recursos Humanos - Capacidade de gerenciar o capital humano para que o RH possa agregar valor em termos de aquisição de talentos, integração e desenvolvimento de talentos.


8 - Vendas e marketing - Capacidade de entender como a empresa se comunica, vende e entrega sua proposta de valor, e como faz o acompanhamento para que o cliente esteja satisfeito.


9 - Visão Estratégica - Capacidade de analisar o mercado, os clientes e a concorrência. De criar uma visão e desenvolver estratégias capazes de levar a empresa a atingir objetivos e potencializar resultados.


10 - Visão Sistêmica - Capacidade para nunca perder a noção da extensão dos negócios e realizar a análise de todos os indicadores.


Parece muito desafiador, e talvez por isso poucas pessoas chegam a essa etapa da carreira. Mas você pode desenvolver qualquer competência e o primeiro passo é ter foco. ‘


Faça uma autoavaliação e identifique, dentro da sua realidade, qual a competência você precisa desenvolver primeiro. Faça um plano dos conhecimentos que precisa adquirir e dos comportamentos que precisa mudar para colocá-los em prática.


Se tiver dificuldades para fazer uma autoavaliação, assista ao vídeo "Roda das competências estratégicas". Você vai conhecer uma ferramenta que vai te ajudar a fazer a sua autoavaliação, é só clicar na imagem!


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