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COMO COLOCAR EM PRÁTICA OS CONHECIMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS?


Sempre termino os meus cursos de pós-graduação perguntado para os alunos "O que vocês estão procurando aqui?" Após um tempo de silêncio e algumas trocas de olhares, a maioria responde: Conhecimento.


Conhecimento é o que você sabe sobre determinado assunto por meio de estudo ou observação. O problema é que só o conhecimento não vai ajudar você a ter resultados (eu faço essa provocação com os alunos). Para ter resultados novos é preciso fazer alguma coisa nova, diferente, então não basta saber tem que saber fazer!


Saber fazer é colocar o conhecimento em prática, o que chamamos de habilidade. O problema é que os projetos estão inseridos em organizações que operam com sistemas políticos. E política é um exercício de poder.


Quando você propõe um procedimento novo pode ser que você esteja, mesmo que não intencionalmente, perturbando o equilíbrio político que foi estabelecido. Para enfrentar essa situação é preciso ter atitude.


A união desses três pilares (conhecimento, habilidade e atitude) é o que chamamos de competência. Para fazer algo novo é preciso ser competente.



A atitude frente às barreiras é o pilar mais difícil na jornada de aquisição de competência, então como proceder? Primeiro, é preciso entender que um um profissional que resiste às mudanças está muito mais preocupado com a própria autoestima do que com capacidade de quem as está implementando. Ou seja, a resistência não é pessoal e sim emocional. O problema não é com você, que está tentando implementar as melhorias. É com ele mesmo.


Entendido isso, um bom caminho é seguir o que diz o consultor Peter Block: Para superar a resistência você deve procurar agir de maneira inteligente e racional, usando uma boa argumentação na tentativa de convencer. Daí a importância do seu conhecimento estar muito bem fundamentado.


Mas cuidado! Se um gerente, ou qualquer outro profissional, persistir em fazer objeção a metodologia que você está sugerindo, não adianta continuar defendendo-a; Isso só vai fazer aumentar a frustração dele. Em vez de defender seu método, pergunte mais sobre as preocupações dele e tente mostrar porque sua metodologia é tão importante.


Se quiser saber mais sobre competência acesse aqui o vídeo O que é competência!


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