top of page

Diferença entre Operações Rotineiras e Projetos

Os métodos para gerenciar a produção variam de acordo com o tipo de indústria. E o que isso quer dizer? Eu não planejo, executo e controlo a produção de uma fábrica de automóveis da mesma maneira que planejo, executo e controlo a construção de um prédio, por exemplo.

Apesar de serem operações diferentes, ambas são executadas por meio de processos. Processo é um conjunto de atividades relacionadas que transformam entradas em saídas.

A fábrica de automóveis é um tipo de indústria caracterizada por produzir muita quantidade com baixa variedade, sendo então denominada Indústria Seriada. Indústrias com essa característica trabalham com processos repetitivos que são caracterizados por possuírem o mesmo tipo de entrada resultando em uma saída repetitiva.


Representação de operação repetitiva


A construtora do prédio é um tipo de indústria que se caracteriza por produzir em baixa quantidade com variedade extremamente alta, sendo então denominada indústria projetizada. Projeto é um empreendimento independente e possui as seguintes características:

  • Tem duração limitada, início e fim bem definidos;

  • Sempre entregam um resultado único;

  • possuem propósito e objetivos específicos;

  • opera com recursos próprios, incluindo financeiros e humanos;

Em função dessas características, os processos deste tipo de indústria se relacionam de maneira que as saídas de um processo são as entradas dos outros processos, fazendo com que a informação seja transformada de maneira constante até que se chegue a um resultado único.

Representação de operação projetizada

Apesar das operações repetitivas serem diferentes dos projetos, eles têm uma relação muito forte, porque todo processo repetitivo foi concebido através de um projeto, assim como qualquer modificação ou melhoria nesse processo também.


1.561 visualizações0 comentário
bottom of page